
Nasa explorará asteroide mais valioso do que a economia mundial
A Nasa, agência espacial americana, lançará em agosto deste ano uma missão espacial com o objetivo de explorar um asteroide com reserva de metais mais valiosa que toda a economia mundial combinada. Localizado em um cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter, o Psyche 16 teria uma quantidade somente de ferro estimada em US$ 10 trilhões (R$ 56,9 trilhões).
A missão, batizada de Psyche (Psiquê, em tradução livre), será comandada pela agência espacial e pela Universidade Estadual do Arizona (ASU, na sigla em inglês). A expectativa é que os equipamentos para a exploração da superfície do asteroide cheguem por lá só em 2026.
A sonda espacial responsável pela missão percorrerá um longo caminho de 2,4 bilhões de quilômetros por cerca de quatro anos. O equipamento usará a força gravitacional de Marte para se lançar contra o cinturão no qual o Psyche 16 orbita.
As câmeras da sonda serão ligadas no fim de 2025, quando ela estiver realizando a aproximação final do asteroide. Segundo a Nasa, esse processo é essencial para a segurança da missão.
“As imagens também ajudarão os engenheiros a se orientar enquanto se preparam para a entrada em órbita em janeiro de 2026. A órbita inicial da espaçonave foi projetada para estar em uma altitude segura e alta, cerca de 700 quilômetros acima da superfície do asteroide”, explica a Nasa, segundo o El País.
Ainda segundo o jornal espanhol, o Psyche 16 tem 200 km de diâmetro e é considerado o maior asteroide do tipo M, que seria rico em metais como níquel e ferro. Acredita-se que o corpo rochoso metálico é formado de fragmentos de núcleos do que seriam planetas que foram desintegrados durante a formação do Sistema Solar.
“Se acabar sendo parte de um núcleo de metal, seria a primeira geração de núcleos primitivos em nosso sistema solar”, explica Lindy Elkins-Tanton, pesquisadora da ASU e diretora da missão.
Fonte: R7 – Por Lucas Ferreira, do R7
More Stories
Bebê é operado dentro do útero da mãe em cirurgia inédita no DF
Um bebê com 22 semanas de gestação foi operado nesta sexta-feira (27), no útero da mãe, em Brasília, para a...
Novo jato supersônico pode ir de Nova York a Tóquio em apenas uma hora
Engenheiros da empresa aeroespacial Venus Aerospace revelaram imagens de seu mais novo jato hipersônico, que pode levar seus passageiros de Nova...
Homem de 65 anos é o primeiro a passar por transplante de pulmão feito integralmente por robô
Um hospital espanhol realizou um transplante de pulmão com o uso de uma técnica pioneira com um robô e uma...
Nasa lança espaçonave para desviar asteroide da Terra
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lançará na noite da próxima segunda-feira (26 de setembro) a espaçonave DART (Double Asteroid...
Empresa desenvolve o primeiro avião hipersônico do mundo capaz de cruzar o planeta em uma hora
A aeronave “Stargazer”, da startup “Deep Tech” Venus Aerospace, ficou popular por ser o primeiro avião hipersônico capaz de cruzar...
Ex-presidente do Google diz que “humanos terão uma espécie de ‘segundo eu’ feito por inteligência artificial”
Em uma das palestras mais impactantes da Collision Conference, realizada em Toronto, no Canadá, e com cobertura in loco do Olhar Digital, Eric...
Average Rating