Lula veta projeto que isenta IPI de móveis e eletrodomésticos para famílias atingidas por desastres naturais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o Projeto de Lei 4.731/23, que isenta a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e eletrodomésticos da “linha branca” que forem adquiridos por moradores de áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos.
O veto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (5), ainda pode ser derrubado pelo Congresso Nacional.
Segundo o despacho do presidente, a decisão foi feita em razão da “contrariedade ao interesse público” do projeto. O documento diz que o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento e Orçamento foram consultados e orientaram o veto, pelo fato do projeto causar uma diminuição na receita sem previsão na lei orçamentária e sem apresentar medidas para compensar a perda.
Além disso, o despacho argumenta que as pessoas que compram os móveis não são os pagantes diretos do IPI, o que possibilitaria que o benefício fosse usado somente como forma de aumentar o lucro dos produtores ou fornecedores dos bens. E não cumprisse o objetivo inicial de diminuir o dano material de moradores de áreas atingidas por desastres naturais.
O PL 4.731/23 foi proposto pelas deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR). O texto foi apresentado em 2023, antes das enchentes do Rio Grande do Sul, mas foi retomado e aprovado no Congresso em julho como forma de ajudar os atingidos pelas enchentes. Seriam contemplados com a redução do IPI: fogões de cozinha, refrigeradores, máquinas de lavar roupa, tanquinhos, cadeiras, sofás, mesas e armários, contanto que fabricados em território nacional.
Fonte: CNNBrasil – Por Gabriela Boechat – Foto: Divulgação
More Stories
Janja mantém equipe que custa milhões aos cofres públicos
Sem cargo oficial, mas com uma equipe de peso, Janja, esposa do presidente Lula, segue agindo nos bastidores com um...
Triste realidade: governo federal encerra o ano de 2024 com as contas no vermelho
É triste, mas é a realidade. O governo do PT, liderado por Lula, encerra o ano de 2024 com as...
PF prende general Braga Netto, ex-ministro da Defesa, por suspeita de envolvimento em plano golpista
O general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, foi...
Governo Lula termina 2024 com 52% de aprovação e 47% de desaprovação
A desaprovação ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu dois pontos porcentuais, de 45% em outubro para...
Indiciamento de Bolsonaro antecipa eleição de 26, muda discurso e gera temor de delação de generais
BRASÍLIA - O indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas pela Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe de Estado tem antecipado cálculos eleitorais...
STF prevê julgar Bolsonaro sobre golpe em 2025 para evitar calendário eleitoral de 2026
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de militares e de aliados...
Average Rating