Mais quente do Brasil, Porto Murtinho tem calor recorde de 42,8°C e 50 pessoas vão parar no hospital
Segunda-feira, temperatura máxima de 42,8°C às 14h e umidade relativa do ar em 18%. Esse é o cenário de Porto Murtinho, cidade de 12,8 mil habitantes e distante 440 km de Campo Grande. O município tem se destacado como o mais quente do país nos últimos dias, em que o Brasil enfrenta uma onda de calor extremo.
O fim de semana em Porto Murtinho foi, assim como hoje, de calor extremo e sufocante quando aliado a baixíssima umidade do ar. O município faz fronteira com o Paraguai e é banhado por rio do mesmo nome, sendo o único do Estado a ter um dique construído em volta da cidade, para evitar alagamentos já acontecidos no passado.
Nesta segunda-feira (25), um novo recorde. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor alcançou 42,8°C às 14h, com umidade relativa do ar mínima. De acordo com o único hospital do município, nos últimos dias, 50 pessoas procuraram a unidade de saúde com pressão alta devido ao calor excessivo.
Vida segue normalmente apesar do calor extremo
Porto Murtinho é historicamente uma cidade de muito calor. O dique ao redor da cidade e o rio Paraguai, formam um cenário extremo, de calor úmido e sufocante. Mas diante da onda de calor, o município apresenta situações extremas.
Diferente da época de frio, quando cobertores são distribuídos, no calor a vida segue normalmente. No site da prefeitura não há nenhuma notícia recente que aborda o calor e os cuidados que devem ser tomados.
O prefeito Nelson Cintra confirmou ao Jornal Midiamax que a única ação feita é uma campanha na rádio, alertando sobre o calor. Não há distribuição de água gelada, distribuição de itens e nem uma piscina pública.
Moradores se refrescam no rio. “O rio está cheio de gente”, disse o prefeito.
Fonte: Jornal Midiamax – Por Eveline Marques e Priscilla Peres – Foto: Porto Murtinho é banhado pelo rio Paraguai. (Foto: Divulgação)
More Stories
Anomalia magnética no Brasil cresce e preocupa cientistas da NASA
A chamada Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AAS), uma região onde o campo magnético da Terra é mais fraco, está...
Dezembro será o 6° mês consecutivo de recordes de calor em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul enfrenta uma nova onda de calor extremo, com sensação térmica extrapolando os 40°C. O monitoramento anual...
Em nova onda de calor, cidades de Mato Grosso do Sul são as mais quentes e secas do Brasil
Com a nova onda de calor intenso, cidades de Mato Grosso do Sul estão listadas entre as mais quentes e secas do...
Calor bate recorde e sete cidades de Mato Grosso do Sul registram temperatura acima dos 40°C
A sexta-feira (22) é oficialmente o dia mais quente de 2023, até agora. Sete municípios registram temperatura máxima acima dos...
Frente fria avança e mínima deve chegar a 12ºC em Campo Grande no feriadão
Primeira frente fria do ano avança e, no feriadão de Tiradentes, mínima em Campo Grande pode chegar a 12ºC. Em...
Nova frente fria será mais intensa e mínima pode chegar a -1ºC em MS, indica previsão
O cenário do próximo fim de semana promete ser bem diferente dos últimos dias em Mato Grosso do Sul. Uma nova frente fria deve atingir...
Average Rating