
A indecente exploração política da tragédia no RS
É obscura a função do tal Ministério Extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, recém-anunciado pelo presidente Lula da Silva, mas sua motivação é claríssima: ao escolher como titular da pasta o agora ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência Paulo Pimenta, Lula não escondeu que pretende explorar politicamente a tragédia daquele Estado.
Para que não restassem dúvidas, o demiurgo petista transformou o anúncio das medidas num comício obsceno, em que anunciou até que vai disputar “mais dez eleições”.
A única parte do currículo do sr. Pimenta que o liga à catástrofe do Rio Grande do Sul é sua origem gaúcha, de resto uma qualidade de milhões de outras pessoas, algumas das quais certamente bem mais familiarizadas do que ele com os enormes desafios que ali se apresentam. Mas ele não foi escolhido, é evidente, por seu talento executivo.
Há outros aspectos do currículo do novo ministro extraordinário que explicam melhor seu novo papel de “autoridade federal” no Estado. Primeiro, o sr. Pimenta é cotado para ser o candidato petista ao governo do Rio Grande do Sul em 2026, e nada melhor para uma campanha eleitoral antecipada do que ganhar a atenção dos aflitos eleitores gaúchos nos próximos meses.
Em segundo lugar, mas não menos importante, o sr. Pimenta era o responsável pela comunicação do governo, e presume-se que, com esse espírito, o tal ministério extraordinário possa servir para promover a imagem do governo federal. Consta que Lula anda muito contrariado com o fato de que, na sua visão, as ações do governo federal no Rio Grande do Sul não estão sendo devidamente reconhecidas.
Logo, nada mais compreensível do que atribuir ao seu notório ministro da propaganda a tarefa de alardear os supostos feitos do Palácio do Planalto neste momento de grande comoção nacional.
Fonte: Estadão – Foto: Presidente Lula com petistas (Divulgação)
More Stories
CCJ do Senado aprova voto impresso e 20% das vagas no legislativo para mulheres
Após muitas reuniões e negociações, em mais de 400 emendas e seis relatórios, a comissão acatou o texto-base por 20...
Prefeita Adriane anuncia R$ 250 milhões em obras para os 126 anos de Campo Grande
Campo Grande celebrará seus 126 anos com um extenso calendário de ações previstas para o mês de agosto. Ao todo,...
Lula toma decisão após denúncia feita pelo youtuber Felca
O presidente Lula da Silva decidiu tomar uma decisão após vídeo publicado pelo criador de conteúdo e youtuber Felca. Segundo informações do...
Partido Republicanos empossa nova diretoria em Figueirão
Na manhã de sábado (09/8), o Partido Republicanos de Figueirão se reuniu no Plenário da Câmara Municipal, com a presença...
Nosso futuro já está definido e caminhamos, céleres, para ele. O abismo está logo ali, à frente!
O cerco está se fechando. O ministro Alexandre de Moraes, principalmente, mas também a maioria dos demais companheiros do STF...
Senado reage com críticas e apelos diplomáticos à tarifa de Trump contra o Brasil
A decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados...
Average Rating