Sesau tenta conter surto da gripe aplicando 160 mil doses de vacina
O Ministério da Saúde e o município de Campo Grande (MS) a começar vacinar toda a população acima dos seis meses de idade, a partir de quinta-feira (2). O município decretou estado de emergência para saúde pública na terça-feira (30), devido ao surto de doenças respiratórias que a cidade está registrando.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, as doses estarão disponíveis aos interessados, nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a partir das 14h.
Até agora, Campo Grande vacinou aproximadamente 66 mil pessoas, o que representa pouco mais de 16% da população-alvo da campanha, que são os idosos, as crianças abaixo de 6 anos, os hipertensos, entre outros. Este público é estimado em 360 mil pessoas.
Ao todo, o município recebeu aproximadamente 225 mil doses da vacina contra a gripe.
Estado de emergência
O decreto permite que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tome medidas necessárias ao atendimento da situação emergencial e pode ser prorrogado ao fim dos 90 dias.
Segundo a prefeitura, a superlotação está ocorrendo nos leitos de urgência e emergência, enfermarias e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica, em decorrência do aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
De acordo com a secretária municipal de Saúde Rosana Leite, a quantidade de médicos, enfermeiros e técnicos já foi ampliada em todas as unidades de saúde. Também estão sendo providenciados mais bancos e cadeiras para melhorar o acolhimento dos pacientes.
Agora, a expectativa é de que a aquisição de mais leitos e medicamentos para o tratamento das doenças seja mais rápida.
Ao todo, são 987 casos e 65 mortes por SRAG na cidade até o momento. Dos óbitos, 5 foram causados pela Influenza.
Os números de atendimentos nos postos de saúde públicos da capital aumentaram em 46% entre os adultos e 28% na ala pediátrica, se comparados os pacientes dos dias 21 e 22 de abril deste ano.
Fonte: ConjunturaOnLine – Foto: Secretaria de Saúde de Campo Grande.
More Stories
Investimento de R$ 1,3 milhão garante 32 leitos no hospital do câncer em Campo Grande
Com investimento de R$ 1,3 milhão, foi inaugurado nesta segunda-feira (9), 32 novos leitos, no Hospital de Câncer de Campo...
Com horário estendido, comércio de Campo Grande se prepara para alavancar vendas de fim de ano
Com a aproximação do fim de ano, o comércio de Campo Grande está se preparando para atender a crescente demanda...
Caminhada ‘Passos pela Vida’ alerta doadores de órgãos a avisar família
A 1ª Caminhada “Passos pela Vida – Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas” reuniu inúmeras pessoas na manhã deste...
Unindo gerações, Rádio Clube celebra 100 anos em Festa Julina
Barracas de comidas típicas juninas, bandeirolas coloridas e apresentação de quadrilha marcaram a Festa Julina realizada no Rádio Clube Campo...
Campo Grande tem 1.952 vagas de emprego disponíveis nesta segunda 1º de abril
A Funsat (Fundação Social do Trabalho) oferece 1.952 vagas de emprego nesta segunda-feira (1º). As contratações são para 176 profissões,...
Morre Luiz Lands, dono da FM Capital e de uma história no rádio
O empresário Luiz Lands Reynoso de Farias, de 76 anos, faleceu esta madrugada no Hospital Proncor, em Campo Grande. Ele...
Average Rating