UE mantém cautela sobre atuação da China em negociações de paz entre Ucrânia e Rússia
O enviado especial chinês Li Hui, responsável por promover o plano de paz da China para a Ucrânia, está transmitindo uma mensagem de que os aliados dos EUA na Europa devem afirmar sua autonomia e exigir um cessar-fogo imediato, deixando a Rússia em posse das partes ucranianas que agora ocupa. No entanto, autoridades ocidentais afirmaram que a paz seria não seria possível até que as tropas russas se retirassem, informaram fontes familiarizadas com as negociações nas capitais de todo o continente europeu.
Representante especial de Pequim para assuntos da Eurásia e ex-embaixador chinês na Rússia, Li Hui pediu aos governos europeus que vejam a China como uma alternativa econômica a Washington e alertou sobre a necessidade de encerrar o conflito antes que ele se espalhe, afirmaram as fontes.
Embora digam que ainda é muito cedo para dispensar os esforços chineses, as autoridades ocidentais questionam a capacidade da China de atuar como intermediária honesta, devido à sua estreita aliança com Moscou. Os principais interesses da China parecem ser garantir que a Rússia não perca a guerra e que Moscou se abstenha de usar armas nucleares, disse uma das fontes.
Li visitou a Ucrânia, Polônia, França, Alemanha e Bélgica, sede das instituições da UE e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e deveria viajar para Moscou nesta sexta-feira. O Ministério das Relações Exteriores da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
“Explicamos que o congelamento do conflito não é do interesse da comunidade internacional, a menos que haja a retirada das tropas russas”, afirmou um diplomata que conversou com Li. O representante chinês também teria sido informado de que “é impossível separar a Europa da América” e que a Europa não retiraria o apoio da Ucrânia.
Autoridades da UE e dos EUA devem discutir as relações comerciais com a China durante uma reunião de alto nível do Conselho de Comércio e Tecnologia, no norte da Suécia, na próxima semana.
Fonte: Midiamax – Por Agência Estado – Foto: Divulgação / Agência oficial de notícias do governo da China
More Stories
Exército Brasileiro envia blindados próximos à fronteira e manda duro recado para Maduro
Em uma movimentação que surpreendeu analistas e gerou várias especulações, o Exército Brasileiro enviou dezenas de veículos blindados e milhares...
Líder da Coreia do Norte ordena produção em massa de drones suicidas, diz KCNA
O líder norte-coreano Kim Jong Un orientou um teste de drones suicidas e ordenou a produção em massa da arma...
Multidão comparece ao funeral do presidente iraniano em Teerã
Uma multidão se reuniu na quarta-feira (22) no centro de Teerã para o cortejo fúnebre do presidente iraniano Ebrahim Raisi,...
Presidente do Irã morre aos 63 anos em acidente de helicóptero
A mídia estatal confirmou a morte do presidente do Irã, o ultraconservador Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero causado...
Helicóptero que transportava presidente do Irã desaparece durante voo
O Irã iniciou neste domingo (19) uma operação de resgate no noroeste do país para encontrar um helicóptero no qual...
‘Pôs dedo para que Lula fosse eleito’, diz Elon Musk sobre Alexandre de Moraes
O empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), subiu o tom nesta segunda-feira, 8, ao voltar a criticar o...
Average Rating