Acusado por torturar suspeitos, major da PM é expulso da corporação

Read Time:1 Minute, 33 Second

Virou ex-major Urbano Dominoni Júnior, condenado por comandar uma sessão de tortura em três suspeitos por tráfico de drogas. Ele foi expulso da Polícia Militar, conforme decreto publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

O crime ocorreu no quartel militar, então comandando por Deminoni Júnior, em Coxim, cidade distante 253 km de Campo Grande.

A tortura em questão, que incluia tapas na cabeça e pancadas nos pés, ocorreu em 2003, 19 anos atrás.

Na demissão do ex-major, assinada pelo governador Reinaldo Azambuja, do PSDB, é dito que ele sai das fileiras da corporação “sem repercussão nos proventos da inatividade, em cumprimento à decisão judicial que o condenou.

Ou seja, agora, perto de duas décadas do período da tortura, o ex-oficial deixa de receber salário como militar e perde a função militar.

A denúncia indica que o ex-major e outros quatro militares, soldados à época, capturaram três rapazes que carregavam porções de maconha. Daí em diante, os suspeitos de tráfico foram levados para o quartel, ao invés de serem conduzidos a uma delegacia da Polícia Civil, como é exigido em qualquer procedimento de prisão. 

Espancamento

O ex-major, diz a denúncia, teria participado ativamente da tortura. Os detidos foram forçados a ficarem de joelhos, e os militares o socaram na cabeça. Os envolvidos cataram uma mangueira daquelas usadas em jardinagem e desferiram vários golpes nos pés dos suspeitos.

A ideia dos militares era de que os capturados revelassem o nome do traficante que havia entregue a droga a eles.

Pela tortura, o ex-major foi sentenciado a três anos e meio de prisão. Ele também acumula outra condenação de dois anos e oito meses por crime de corrupção, delito praticado em 2003, mesmo ano da tortura.

Fonte: Correio do Estado – Por Celso Bejarano – Foto: Crime aconteceu em 1993 – Foto: Divulgação

About Post Author

RV

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post PMs da ROTA encobriram câmeras corporais para esconder execução de suspeito, diz Justiça Militar
Next post Nova carteira de identidade começa a ser emitida na próxima semana
Close