
Acusado por torturar suspeitos, major da PM é expulso da corporação
Virou ex-major Urbano Dominoni Júnior, condenado por comandar uma sessão de tortura em três suspeitos por tráfico de drogas. Ele foi expulso da Polícia Militar, conforme decreto publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.
O crime ocorreu no quartel militar, então comandando por Deminoni Júnior, em Coxim, cidade distante 253 km de Campo Grande.
A tortura em questão, que incluia tapas na cabeça e pancadas nos pés, ocorreu em 2003, 19 anos atrás.
Na demissão do ex-major, assinada pelo governador Reinaldo Azambuja, do PSDB, é dito que ele sai das fileiras da corporação “sem repercussão nos proventos da inatividade, em cumprimento à decisão judicial que o condenou.
Ou seja, agora, perto de duas décadas do período da tortura, o ex-oficial deixa de receber salário como militar e perde a função militar.
A denúncia indica que o ex-major e outros quatro militares, soldados à época, capturaram três rapazes que carregavam porções de maconha. Daí em diante, os suspeitos de tráfico foram levados para o quartel, ao invés de serem conduzidos a uma delegacia da Polícia Civil, como é exigido em qualquer procedimento de prisão.
Espancamento
O ex-major, diz a denúncia, teria participado ativamente da tortura. Os detidos foram forçados a ficarem de joelhos, e os militares o socaram na cabeça. Os envolvidos cataram uma mangueira daquelas usadas em jardinagem e desferiram vários golpes nos pés dos suspeitos.
A ideia dos militares era de que os capturados revelassem o nome do traficante que havia entregue a droga a eles.
Pela tortura, o ex-major foi sentenciado a três anos e meio de prisão. Ele também acumula outra condenação de dois anos e oito meses por crime de corrupção, delito praticado em 2003, mesmo ano da tortura.
Fonte: Correio do Estado – Por Celso Bejarano – Foto: Crime aconteceu em 1993 – Foto: Divulgação
More Stories
Novo quartel da Polícia Militar é inaugurado em Chapadão do Sul
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul inaugurou, nesta sexta-feira (13), o novo quartel da 4ª Companhia Independente...
Após três meses se recuperando de acidente, comandante-geral da PM volta ao cargo
Após três meses de recuperação, o comandante-geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Renato dos Anjos...
Após denúncia de abusos contra indígenas, PM vai investigar colegas da patrulha rural em MS
O comandante-geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), Coronel Renato dos Anjos Garnes, nomeou uma comissão de policiais...
Primeira mulher assume o subcomando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul
Na tarde desta quarta-feira (25) aconteceu a solenidade de passagem de comando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul...
PM mata namorada policial com tiro na cabeça e comete suicídio
Um policial militar atirou contra a companheira e depois tirou a própria vida na rua Joaquim Gouveia Franco, em São...
PM mata mãe, irmão, esposa e três filhos e comete suicídio no Paraná
Um policial militar matou pelo menos oito pessoas nas cidades de Céu Azul e Toledo, no Paraná, e cometeu suicídio....
Average Rating