Vamos nos livrar da inflação e crescer antes das economias avançadas, afirma Guedes

Read Time:1 Minute, 45 Second

O Brasil vai se livrar da inflação e crescer antes das economias avançadas, disse nesta quarta-feira (25) o ministro da Economia, Paulo Guedes, mencionando que o país se adiantou na redução de estímulos fiscais e na implementação de uma política monetária contracionista.

Em painel sobre endividamento global no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, Guedes reafirmou que bancos centrais de todo o mundo dormiram ao volante, colocando o Brasil como exceção. “Fizemos política fiscal contracionista, política monetária contracionista, o BC está bem à frente da curva”, disse.

A inflação no Brasil segue em alta e ainda não deu sinais concretos de recuo. O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – 15) subiu acima do esperado e registrou o resultado mais intenso para maio em seis anos, com a taxa acumulada em 12 meses bem acima de 12% e no maior nível em 18 anos e meio.

No evento, Guedes voltou a dizer que o FMI (Fundo Monetário Internacional) errou projeções para o desempenho da economia e dos dados fiscais do Brasil, citando previsão de que a dívida bruta do país poderia superar 100% do PIB (produto interno bruto), o que não ocorreu – hoje está em 78,5% do PIB.

O ministro explicou que o governo brasileiro retirou estímulos fiscais ainda durante a pandemia de Covid-19, e ressaltou que a política monetária no país também se adiantou em relação à de outras nações.

Segundo ele, países que hoje trabalham para retardar a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), como França e Bélgica, deveriam apoiar o acesso antes que se tornassem irrelevantes para os brasileiros.

Como exemplo, o ministro citou o dado de que, enquanto houve forte crescimento do comércio do Brasil com a China nos últimos anos, a França aumentou pouco essa participação. “Hoje nosso comércio com a China é de US$ 100 bilhões, com a França é de US$ 7 bilhões, é irrelevante para nós”, afirmou.

Fonte: Portal R7 – Copyright © Thomson Reuters – Foto “O BC está bem à frente da curva”, destacou Guedes – Adriano Machado/Reuters

About Post Author

RV

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos
Next post Polícia Civil prende suspeitos de roubar casa, amordaçar mulher e ameaçar idoso de 90 anos
Close