Edição que comemora 30 anos do Rally dos Sertões será o maior rally do mundo
RALLY BRASIL — Edição comemorativa dos 30 anos do Rally dos Sertões será a maior competição contra o relógio do mundo e vai homenagear o Bicentenário. O anúncio foi feito na noite de terça-feira 26/4, num local propício para a ocasião: o Museu do Ipiranga (SP). A prova vai passar pelas cinco regiões do Brasil, de 7.216 kms, dos quais 4.811kms de especiais: o Brasil será palco do maior rally do mundo em trechos cronometrados. Aproximadamente 70% de especiais.
O maior Sertões de todos os tempos: 15 dias, 5 regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA); e 14 cidades. Tradicionalmente o Sertões tem 8 dias, portanto a edição de 30 anos será o dobro de dias para cruzar o país.
A maior especial da história: 601 km – 6ª Etapa – no Mato Grosso
O maior desafio para homens e máquinas, que serão levados ao limite extremo
Largada e chegada inéditas: Das Cataratas do Iguaçu (PR) ao mar de Salinópolis (PA)
Tesouros da natureza: O Sertões vai promover a Ilha do Bananal (TO), revisitar os Cânions do Viana (PI); e passar por trilhas inéditas do deserto do Jalapão (TO), além da largada das Cataratas, uma das maravilhas mundiais da natureza.
914 km de Maratona, onde o competidor não conta com apoio mecânico
Expedições Turismo: 8 operadores; roteiros para Motos e Carros, do Oiapoque ao Chuí.
SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões): Dimensão social do Sertões planeja beneficiar cerca de 16 mil pessoas, em sete cidades das cinco regiões do Brasil
Uma edição histórica! Um rally do tamanho do Brasil. O maior de todos! A prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também vai homenagear o Bicentenário da Independência. Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil! Larga de Foz do Iguaçu (PR), que abriga as cataratas, um dos maiores tesouros naturais do mundo, e chega no mar de Salinópolis (PA), após 7.216km, dos quais 4.811km de trechos cronometrados.
A PROVA
Será o maior do mundo em trechos cronometrados; o maior Sertões de todos os tempos – 7.216 km, dos quais 4.811km de especiais -, e extremamente desafiador. Um roteiro de 15 dias – 14 dias de competição e um de descanso -, que vai cruzar as cinco regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA – e 14 cidades. Homens e máquinas serão levados ao extremo, portanto o preparo físico e psicológico será fundamental, mas em compensação aqueles que cruzarem a linha de chegada poderão celebrar a maior glória da história do Sertões. O dia de descanso será em Palmas (TO). A caravana ficará um dia na Região Sul (PR); um dia na Sudeste (SP); quatro dias na Centro Oeste (MS e MT); quatro dias na Nordeste (PI e MA); e cinco dias na Norte (TO e PA).
A prova contará com oito especiais totalmente inéditas e a maior de todos os tempos – 601km contra o relógio – que acontece na 6ª. Etapa, no Mato Grosso, no trecho entre Barra do Garças e São Felix do Araguaia. Até então a maior especial do Sertões foi disputada em 2019, no Jalapão, com 535km. A 10ª etapa é a única em formato de laço, ou seja, os competidores largam e chegam no mesmo lugar, em Bom Jesus do Piauí, passando pelos Cânions do Viana. E as etapas Maratona, na qual os competidores não contam com apoio mecânico, perfazem um total de 914 km.
Largada e chegada acontecem em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição. O local está em total consonância com uma das missões do Sertões, de promover tesouros da natureza, principalmente num ano tão especial. Além do que, a cidade faz parte da Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai. E tem história no Sertões: marcou o fim da prova de 2015. Mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA). Das 29 edições, apenas em 6 delas o Sertões não terminou no mar.
Com a maior extensão em três décadas de disputa, a Dunas Race, organizadora do Sertões, criou duas provas à parte para quem não puder fazer o percurso completo: Sertões Sul e Sertões Norte. O primeiro, de 26/8 a 3/9, com um prólogo e sete etapas e término em Palmas (TO). De onde parte o segundo, também com sete etapas. Serão três em um.
OS TESOUROS
Quatro tesouros nacionais serão promovidos: a começar pelas Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas mundiais da natureza. Foz vai brindar a caravana com imagens únicas e atrativos que fazem dela um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo. As Cataratas do Iguaçu impressionam pela beleza e volume de água. O que transformou o conjunto de 275 cachoeiras em Patrimônio Natural da Humanidade.
A cidade localizada a 640km da capital Curitiba, ainda abriga a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do planeta em geração de energia. Por se tratar do local de início do desafio, competidores e equipes terão a chance de conhecer tudo de perto, mesmo na correria dos últimos preparativos.
O deserto do Jalapão, já velho conhecido dos competidores, mas que vai surpreender, pois a equipe técnica preparou uma seleção de trilhas inéditas; os competidores também vão revisitar os melhores trechos do Jalapão desses 29 anos de história. Os Cânions do Viana (PI), lugar de beleza única e descoberto pela caravana ano passado, volta ao roteiro; e a novidade é a Ilha do Bananal, localizada no estado do Tocantins, a maior ilha genuinamente fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de área, cercada pelos rios Araguaia e Javaés.
NÚMEROS HISTÓRICOS
130 mil kms = Total percorrido em 29 anos de Sertões = equivalente a 3 voltas na Terra
58 mil km de especiais – trechos contra o relógio
18 + DF = total de Estados atravessados (o Brasil conta com 26 estados + DF)
120 cidades receberam o Sertões
16 = total de largadas de Goiânia, a cidade que mais recebeu a abertura do Sertões
9 = Número de vezes que chegou em Fortaleza (CE); a cidade que mais recebeu chegadas
2.374 competidores passaram pelo Sertões nesses 29 anos (84 caminhões, 1.090 carros,
814 motos, 386 UTVs)
COSTA RICA
Este ano, o Rally volta a passar por Costa Rica, e trilha na cidade acontece no dia 30 de agosto, na 4º etapa do rally.
Fonte: MSTodoDia/Redação – Foto: Anúncio aconteceu no Museu do Ipiranga, em SP
Average Rating