Centro de Hemodiálise de Costa Rica começa a atender na sexta(19)
O trabalho focado no social: 13 meses após assumir a prefeitura Cleverson coloca em funcionamento o Centro de Hemodiálise em Costa Rica.
O Hora da Notícia apurou junto ao Secretário de Saúde do Município de Costa Rica/MS, que na próxima sexta-feira (18) cerca de oito pacientes com idade entre 33 a 79 anos iniciam o tratamento de hemodiálise no “Centro de Hemodiálise” edificado em anexo a Fundação Hospitalar.
A Unidade de Nefrologia foi construída com recursos da prefeitura e recebeu o nome da técnica de enfermagem Andreza Cristina Pereira da Costa.
O serviço de filtragem do sangue pelas máquinas vai funcionar duas vezes por semana, ou seja, na quarta-feira e sexta-feira, com atendimento de quatro pacientes no turno matutino e quatro no vespertino.
O secretário Baird ressaltou que a Fundação Hospitalar não é administrada pela prefeitura, porém o município faz os repasses necessários e investimentos para o bom andamento da instituição, “sempre com objetivo de servir bem a sociedade”, disse.
A diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa informou ao Hora da Notícia que 17 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo e uma assistente social vão atender os pacientes na hemodiálise.
Ela destacou ainda que o local conta também com uma recepcionista, assim como pessoal de serviços gerais e o responsável pelo faturamento do serviço.
Vale ressaltar que as pessoas que precisam desse atendimento precisavam viajar cerca 560 km (ida e volta) até a cidade de Paranaíba. Razão pela qual o prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP), assumiu o compromisso de implantar o setor de Nefrologia com as famílias durante a campanha.
A demanda pelo serviço de hemodiálise deve ser absorvida através de convênio com outros cinco Municípios da região, conforme informou o Secretário Municipal de Saúde, Jesus Queiroz Baird, durante visita no local nesta quarta-feira (16). Ele disse: “as máquinas estão prontas aguardando os pacientes”. Disse ainda que todos os pacientes são do SUS (Sistema Único de Saúde).
A Fundação Hospitalar de Costa Rica é presidida pelo empresário José Alcides Simplício.
Fonte: Hora da Notícia – Fotos: Divulgação
More Stories
Vacina contra gripe está liberada para todas as idades
Nesta quinta-feira Campo Grande irá ampliar a oferta da vacina da gripe para todas as pessoas com mais de seis...
Fiocruz: aumentam casos de síndromes respiratórias associadas à Covid-19 em MS
Boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mantém Mato Grosso do Sul e sua capital, Campo Grande, como regiões como tendência...
TCE-MS reprova contas da Câmara Municipal de Costa Rica e vereador é multado
Vereador de Costa Rica, município distante 384 quilômetros de Campo Grande, teve as contas reprovadas enquanto era presidente da Casa, em...
Iagro emite alerta sobre 23 casos de raiva em bovinos em Costa Rica e regiões
Costa Rica e região registra 23 novos casos de raiva, nas nascentes do Rio Bonito e Taquarizinho. A equipe da...
Nadadora de Costa Rica, Thais Bortolazzi brilha nos campeonatos brasileiros de águas abertas
Aos 17 anos de idade, a nadadora Thais Bortolazzi já coleciona conquistas expressivas em sua carreira esportiva. Natural de Costa...
Uso de cigarros eletrônicos traz aspecto envelhecido à pele
O uso de vapes ou cigarros eletrônicos vem se tornando cada vez mais comum, principalmente entre os jovens, segundo dados do...
Average Rating