FGTS: de onde veio e qual o seu objetivo
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possui o objetivo de cuidar do trabalhador demitido sem uma causa justa, perante o registro de uma conta ligada ao contrato de trabalho.
Todo início de mês é depositado um valor, aproximadamente ligado a 8% do salário, nas contas registradas dos empregados.
O FGTS é formado pelo valor total dos depósitos mensais que estão à disposição do empregado em alguns casos específicos.
Objetivo do FGTS
Utilizado em momentos especiais, por exemplo, na aquisição de uma casa, na aposentadoria ou em momentos dificultosos, que são proporcionados pelo ato de demissão sem justa causa ou doenças graves.
Atualmente, é considerado uma das mais relevantes vertentes financeiras, ajudando muitos cidadãos brasileiros, em especial, aqueles que possuem baixa remuneração.
Saneamento básico, Infraestrutura, Habitação Popular e muitos outros projetos desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida são fornecidos através do FGTS.
Processo de criação
Através da Lei nº 5.107, de setembro de 1966, entrando em vigor em 1º de janeiro de 1967, programado para cuidar do trabalhador demitido sem um motivo justo.
Saiba quem tem acesso
Trabalhadores rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros, atletas profissionais são alguns dos trabalhadores que possuem acesso ao FGTS.
Além disso, O valor de 8% é depositado pelo empregador ou contratador de serviços todo dia 7, mensalmente. O dinheiro não é retirado do salário do empregado, mas diretamente do empregador.
Fonte: Portal R7 – Por Bruna Machado – Foto: Ilustração
Average Rating