Para especialistas, guerra entre Rússia e Ucrânia pode descambar para uso de armas nucleares

Read Time:1 Minute, 29 Second

O conflito entre Rússia e Ucrânia reascendeu o temor de um confronto envolvendo arsenais nucleares. Com poucos dias de guerra no leste da Europa, o presidente russo, Vladimir Putin, colocou as equipes de defesa nuclear em alerta, temendo uma retaliação dos países ocidentais.

A Rússia, país com o maior arsenal nuclear do mundo — possui 6.257 ogivas nucleares contra 5.500 dos EUA —, chegou a afirmar que a Ucrânia tinha um programa para desenvolvimento de bombas atômicas mais evoluído que o do Irã ou da Coreia do Norte.

A denúncia dos russos também aponta para o conhecimento dos Estados Unidos sobre os planos ucranianos.

Um grupo de especialistas entrevistado pelo R7 não descarta que as armas com tecnologia nuclear sejam usadas no futuro, já que na Segunda Guerra Mundial duas bombas atômicas foram jogadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

“Nunca é demais lembrar que os Estados Unidos são o único país a usar bombas nucleares em um conflito. Nós temos um precedente, sim. No final da Segunda Guerra Mundial, as bombas norte-americanas foram jogadas em cima de população civil”, relembra o professor James Onnig da Facamp (Faculdades de Campinas).

O economista e doutor em relações internacionais Igor Lucena explicou que a forma como o conflito entre Rússia e Ucrânia escalonou pode reservar um futuro atômico, caso a guerra entre os dois países não alcance um cessar-fogo em breve.

“Se fosse há um mês, eu nunca estaria falando sobra a utilização de um arsenal atômico. […] O que imagino hoje, de uma maneira bem pragmática, é a possibilidade de um lançamento nuclear de aviso ou de advertência”.

Fonte: Portal R7 Internacional – Por  Lucas Ferreira, do R7 – Armas nucleares chinesas expostas durante desfile militar – Foto: Thomas Peter/Reuters

About Post Author

RV

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Multidão participa de lançamento da pré-candidatura de Nelsinho Trad
Next post Em Campo Grande, casos de dengue caem em 80% de 2021 para 2022, diz secretária municipal de Saúde
Close