
Valor do MEI aumenta para 2022
Apesar da pequena quantidade de impostos e burocracias no MEI, os microempreendedores possuem uma tributação a cumprir. Diante disso, com o aumento do salário-mínimo, o valor mensal do MEI também será aumentado.
O que é o MEI
O MEI (Microempreendedor individual) é uma pessoa jurídica ou um profissional autônomo. Nesse sentido, é também um modelo empresarial que possibilita a saída da informalidade para os pequenos empreendedores.
Dessa forma, o MEI vêm sendo buscado cada vez mais pelos brasileiros por trazer algumas vantagens. No entanto, nem todas as pessoas podem adquirir um MEI, sendo necessário se encaixar nas seguintes determinações:
- Possuir renda anual máxima de R$ 81 mil;
- Atuar em alguma das atividades permitidas ao MEI;
- Ter 18 anos ou mais;
- Possuir apenas um funcionário contratado;
- Não ser só sócio ou titular em alguma outra empresa;
- Não ser pensionista ou servidor público.
Dentre as vantagens de possuir um MEI, destaca-se a ausência de burocracias, a abertura gratuita do MEI e a tributação simplificada com o pagamento de apenas uma taxa mensal pelo empreendedor.
Nesse sentido, o pagamento desse valor já regulariza o CNPJ e, assim, o empreendedor fica com os impostos em dia. Sendo assim, o MEI paga essa taxa fixa através de um boleto chamado DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Essa taxa paga no DAS é o foco deste artigo, tendo em vista que a mesma irá sofrer um aumento em 2022.
Novo valor do MEI
Com o aumento do salário-mínimo para 2022, não só o MEI, mas muitos valores deverão sofrer alguns ajustes. No que se refere ao MEI, a contribuição mensal feita através do DAS equivale a 5% do piso salarial nacional, com os acréscimos do Imposto Sobre Serviços (ISS) de cada município. Sendo assim, quando o salário-mínimo sofre um reajuste, o MEI tende a passar pelo mesmo processo de maneira proporcional.
Sendo assim, este ano o DAS será mais caro, com o valor acima de R$60,00 de acordo com as estimativas. Ante ao exposto, a nova taxa já será implementada para aqueles que possuírem o boleto com vencimento posterior ao dia 20 de fevereiro.
Fonte: Portal Capitalist/Agência Texty – Foto: Ilustração
Average Rating