Anatel aprova construção de três grandes hidrelétricas na Amazônia
Com o ‘sinal verde’, dado essa semana, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consórcio ‘Tapajós’ – formado pela estatal Eletrobras e sua subsidiária, Eletronorte – após uma espera de uma década, poderá iniciar seu plano de construir três grandes hidrelétricas na Bacia do Rio Tapajós, na Amazônia, em região de preservação ambiental.
Alto risco – A demora para o início do empreendimento se deve ao seu alto risco ambiental, como também devido ao impacto sobre comunidades indígenas, os verdadeiros donos da terra.
Estudos de viabilidade – De acordo com o pedido encaminhado pelas estatais, aprovado essa semana pela autarquia, serão realizados estudos de viabilidade técnica e econômica das usinas de Jamanxin, Cachoeira do Caí e Cachoeira dos Patos que, somadas, possuem potencial de geração de 2,2 mil megawatts, o que equivale ao abastecimento de mais de 3 milhões de famílias. Os estudos citados terão de ser apresentados até 31 de dezembro de 2023.
‘Relevante potencial’ – Do ponto de vista técnico, assinala em nota a Eletrobras, a bacia do rio Tapajós guarda um relevante potencial hidrelétrico, com elevada capacidade natural de regularização das vazões do rio ao longo do ano”, acrescentando que “os estudos das novas usinas ainda necessitam de ações governamentais”.
Projetos viáveis – Por sua vez, a Eletronorte destacou que “todos os projetos são viáveis tecnicamente e trariam grandes ganhos para a população brasileira, por serem empreendimentos de energia limpa, renovável e de custo potencialmente inferior ao de outras fontes de geração”.
Fonte: Portal Capitalist – Por Marcello Sigwalt – Foto: Ilustração
More Stories
Bandeira vermelha: Conta de luz ficará mais cara durante o mês de setembro
Os sul-mato-grossenses pagarão mais caro na conta de luz durante o mês de setembro. Isso porque, após dois anos na...
Grupo empresarial realiza pesquisa para identificar gás natural em Mato Grosso do Sul
O grupo empresarial Eneva –Soluções em Energia realiza uma pesquisa em 14 municípios do Estado para identificar a existência de...
Governo Lula aciona bandeira amarela e preço da energia fica mais caro em julho
Pela primeira vez desde abril de 2022, o governo do presidente Lula (PT) acionou a bandeira amarela para tarifas de...
ENERGISA VAI COBRAR 3ª TARIFA MAIS CARA DO BRASIL COM CUSTO ACIMA DOS R$ 80 A CADA 100 KWH CONSUMIDO
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu na manhã desta terça-feira (12) pelo aumento de 18,16% na conta de luz na área...
Conta de luz em MS terá aumento de mais de 18%
Na manhã desta terça-feira (12), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento na conta de luz na área...
Aposentado recorre à Justiça após passar meses pagando a conta do vizinho por erro da Energisa
Um aposentado, de 65 anos, fez um apelo à Justiça após ter problemas na conta de energia do condomínio em...
Average Rating