
Picada de aranha: conheça espécies e tratamentos
Na maioria das vezes, o contato com a natureza gera relaxamento e bem-estar, auxiliando na manutenção da saúde física e mental. Contudo, alguns riscos podem estar à espreita, como uma aranha venenosa. O site UOL listou as espécies venenosas do aracnídeo de acordo com as regiões do Brasil, confira:
- Phoneutria – conhecidas como aranha armadeira ou das bananeiras. São encontradas nas regiões Sul e Sudeste;
- Loxosceles – também chamada de aranha-marrom, é mais abundante no Sul e Sudeste, especialmente no Paraná;
- Latrodectus – a famosa viúva-negra, conhecida ainda como flamenguinha – é predominante no Nordeste, principalmente na Bahia.
O veneno da aranha armadeira provoca sintomas semelhantes ao da viúva-negra e a reação é instantânea. Na lista de sintomas, temos:
- Dor (pode ser intensa)
- Marca dos orifícios onde se deu a picada
- Inchaço (edema) discreto
- Vermelhidão (eritema)
- Sudorese no local

- A picada da aranha marrom não provoca efeito imediato. Todavia, a impressão de que está tudo bem logo termina, pois o surgimento dos sinais acontece entre 6 e 12 horas após o veneno ter sido inoculado.
- Se você foi picado por uma aranha, procure um pronto-socorro. Outra possibilidade é lavar e elevar o local. Além disso, para diminuir a dor, aplique compressas de água morna.
- Em entrevista, a dermatologista Cláudia Ferraz, do HC-UFPE, indica a captura da aranha para análise da espécie. Ferraz desaconselha a prática de torniquete, furar, cortar, aplicar remédio caseiro ou espremer o local.
- “O objetivo é não provocar infecções. Caso se observem os sintomas de envenenamento, busque por assistência hospitalar imediatamente”, reforça a médica.
- Ainda que o episódio seja assustador, aranhas comuns não provocam intoxicação, e o tratamento da picada consiste em administrar analgésico e antialérgico.
- Em caso de envenenamento, o profissional de saúde aplica um soro antiaracnídeo específico, por isso a importância da busca imediata pelo serviço de saúde mais próximo.
Foto: Veneno da viúva-negra ataca o sistema nervoso do homem. (Foto: Reprodução/Superinteressante).

More Stories
Cadastro para passe do estudante 2025 está disponível em Campo Grande
Começou nesta segunda-feira (9) o cadastro e recadastro para o Passe do Estudante 2025. A entrega da primeira remessa dos...
MS fica atrás de 18 estados no ranking de qualidade do ensino superior
Desempenho das universidades públicas e privadas colocou Mato Grosso do Sul em 19º em avaliação nacional, que inclui 26 estados...
Aluna de Etec atropelada saindo do cursinho estuda em casa e passa direto na USP, Unicamp e Unesp
Moradora de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, Laura Lacerda, de 18 anos, encarou uma maratona de...
Professores de MS lotam Assembleia para defender liberdade de ensinar
O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul ficou lotado de professores na manhã desta terça-feira (27). Os...
Fundação Casa: mais de 4 mil jovens se inscreveram em Olímpiada Brasileira de Matemática
Mais de 4.000 adolescentes que cumprem ou já cumpriram medidas socioeducativas de internação em alguma unidade da Fundação Casa em...
Reajuste no salário dos professores é confirmado pelo MEC e piso vai a R$ 4,4 mil
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na segunda-feira (16) reajuste no piso salarial de professores para R$ 4.420,55 -...
Average Rating