Governo brasileiro intervém para acabar com fila de caminhoneiros retidos na fronteira entre Chile e Argentina
O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, responsável pela administração pública brasileira incluindo o setor de transporte, juntamente com o Itamaraty estão tomando providências em relação a mais de 2.000 caminhoneiros parados na fronteira entre Argentina e Chile.
Uma reunião será feita hoje à tarde (28/01) na cúpula de transportes da Colômbia com chanceleres da Argentina, Chile e Brasil para tentarem intervir na situação dos caminhoneiros brasileiros, argentinos e demais países da América latina que estão sofrendo na fronteira com o Chile.
O representante da categoria, Júnior, líder do Sindicam de Ourinhos, conseguiu contato com autoridades do governo brasileiro que o tranquilizaram em relação ao problema.
“O governo brasileiro me tranquilizou que estão 100% dedicados nisso,” diz Júnior.
O ministro das relações exteriores, Carlos França, também demonstra apoio aos caminhoneiros parados na fronteira.
Entenda o caso
O governo chileno fez algumas mudanças no protocolo sanitário do país devido a pandemia de covid-19, o que acabou afetando a vida de vários caminhoneiros que estão retidos na fronteira do Chile com a Argentina.
Os motoristas são obrigados a fazerem testes de covid-19 72 horas antes de chegarem a fronteira e um outro teste após ingressarem no país.
O problema nesse caso é que o Chile não consegue atender a alta demanda de caminhoneiros que necessitam cruzar a fronteira, o que ocasionou uma fila quilométrica no local tendo retenção de até 900 caminhões por dia.
Os argentinos se mobilizam para fazerem uma greve e estão usando os caminhoneiros brasileiros para fazer volume ao seu movimento mesmo sem o consentimento. Muitos brasileiros estão saindo desse bloqueio sofrendo ameaças e violência no local.
Os profissionais estão sem o mínimo de condições para permanecerem no lugar, inclusive um vídeo foi feito mostrando a dificuldade para fazer ao menos necessidades fisiológicas. Existem apenas quatro banheiros químicos para uma média de 500 motoristas, os caminhoneiros pedem socorro!
Fonte: Portal Brasil do Trecho – Por João Neto – Foto: Foto: Ministro Tarcisio de Freitas/Divulgação
More Stories
Operação apreende medicamentos na fronteira do Brasil com o Paraguai
Em mais uma ação de enfrentamento ao crime organizado, na tarde de quinta-feira, uma equipe formada por Policiais Federais, Servidores da...
Executados com tiros na cabeça em lava-rápido na fronteira eram irmãos
Os dois homens que foram assassinados, na tarde desta terça-feira (27), em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande,...
Homem morto na fronteira era procurado por assassinar 3 policiais
Hugo César Lazarte Arguello, 31, o “Tucan”, um dos dois bandidos mortos em confronto com a polícia paraguaia nesta sexta-feira...
Contrabandistas abandonam carreta em MS com carga de cigarro avaliada em R$ 4 milhões
Agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), apreenderam na madrugada desta quarta-feira (9) uma carreta bitrem acoplada a dois...
Estudante de medicina é baleado em frente à pastelaria neste sábado em Ponta Porã
Um estudante de medicina foi baleado na manhã deste sábado (13) em Ponta Porã, cidade distante 320 quilômetros de Campo Grande e...
Mulher que matou assaltante na fronteira para defender a mãe não será indiciada
Victoria Ramona Ovando López, de 43 anos, não será indiciada pela morte do assaltante Edemar Almada Duré, nesta segunda-feira (1º), em Capitán...
Average Rating