
Telescópio James Webb, da Nasa, chega ao destino final, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra
A Nasa, agência espacial americana, anunciou nesta segunda-feira (24) que o telescópio James Webb, lançado ao espaço em 25 de dezembro, chegou ao destino final, a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.
O James Webb é o novo telescópio espacial da Nasa (JWST, na sigla em inglês: James Webb Space Telescope). Ele é, basicamente, um grande observatório espacial que consegue enxergar objetos – como estrelas, galáxias e exoplanetas – super distantes no espaço.
Sua massa é de 6,5 toneladas. Ele custou US$ 10 bilhões (cerca de R$ 56,4 bilhões).
Ele vai permitir aos astrônomos, literalmente, enxergar coisas no Universo que eles não conseguiam ver antes – como as primeiras galáxias que surgiram nele.
Isso é possível por dois motivos: o primeiro é que o James Webb é muito grande: seu espelho primário tem 6,5m de diâmetro (quase 3 vezes maior que o do telescópio Hubble, seu antecessor).
O segundo é que ele consegue enxergar em infravermelho. O Hubble só enxergava uma faixa limitada desse comprimento de onda.
Como a luz infravermelha tem um comprimento de onda mais longo que os outros, o James Webb vai conseguir olhar mais para trás no tempo – e enxergar as primeiras galáxias que se formaram no início do Universo.
É como olhar para o passado.
“Quanto mais longe [está a galáxia], mais no passado. É um efeito meio maluco de relatividade, mas você pode pensar assim: quando a gente está vendo uma coisa muito distante, está vendo uma coisa que aconteceu há muito tempo atrás – há bilhões de anos – e simplesmente levou muito tempo para a luz chegaàr até aqui”, explica o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nas palavras da própria Nasa, o telescópio vai “alterar de forma fundamental o nosso entendimento sobre o universo”.
Fonte: g1 Ciência – Foto: Telescópio James Webb, da Nasa. — Foto: Reprodução/Twitter Nasa Webb Telescope
More Stories
Bebê é operado dentro do útero da mãe em cirurgia inédita no DF
Um bebê com 22 semanas de gestação foi operado nesta sexta-feira (27), no útero da mãe, em Brasília, para a...
Novo jato supersônico pode ir de Nova York a Tóquio em apenas uma hora
Engenheiros da empresa aeroespacial Venus Aerospace revelaram imagens de seu mais novo jato hipersônico, que pode levar seus passageiros de Nova...
Homem de 65 anos é o primeiro a passar por transplante de pulmão feito integralmente por robô
Um hospital espanhol realizou um transplante de pulmão com o uso de uma técnica pioneira com um robô e uma...
Nasa lança espaçonave para desviar asteroide da Terra
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lançará na noite da próxima segunda-feira (26 de setembro) a espaçonave DART (Double Asteroid...
Empresa desenvolve o primeiro avião hipersônico do mundo capaz de cruzar o planeta em uma hora
A aeronave “Stargazer”, da startup “Deep Tech” Venus Aerospace, ficou popular por ser o primeiro avião hipersônico capaz de cruzar...
Ex-presidente do Google diz que “humanos terão uma espécie de ‘segundo eu’ feito por inteligência artificial”
Em uma das palestras mais impactantes da Collision Conference, realizada em Toronto, no Canadá, e com cobertura in loco do Olhar Digital, Eric...
Average Rating