Bolsonaro decreta luto oficial pela morte de Olavo de Carvalho

Read Time:1 Minute, 28 Second

O presidente da República, Jair Bolsonaro, decretou luto oficial de um dia pelo falecimento do escritor Olavo de Carvalho, considerado o guru ideológico do mandatário e de seus apoiadores. A decisão foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (25).

“É declarado luto oficial em todo o país, por um dia, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho”, diz o decreto. Ex-ministros do atual governo, como Abraham Weintraub (Educação) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), além de um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foram alunos de Carvalho.

O presidente Bolsonaro também lamentou a morte do escritor. “Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, escreveu. Olavo de Carvalho morreu nesta segunda-feira (24), aos 74 anos. A informação foi divulgada pela família pelas redes sociais, mas sem deixar claro qual teria sido a causa da morte. Heloísa de Carvalho, filha do escritor, disse que o pai morreu vítima da Covid-19. Ele havia sido diagnosticado com a doença no dia 16 de janeiro. Carvalho propagava visões negacionistas sobre a pandemia e as vacinas, e chamava o vírus de “mocorongavírus”.

Recentemente, o guru ideológico do presidente e de seus apoiadores vinha criticando o mandatário. No fim do ano passado, ele negou ser guru do presidente. “Conversei com o Bolsonaro quatro vezes na minha vida, e duvido que ele tenha lido o meu livro inteiro”, afirmou. Na ocasião, durante uma palestra, Carvalho disse que a reeleição do mandatário era uma “guerra perdida”.

Fonte: Portal R7 – Por Sarah Teófilo, do R7, em Brasília – Foto: Olavo de Carvalho e o presidente Jair Bolsonaro – Alan Santos/PR

About Post Author

RV

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Variante Ômicron já corresponde a 90% dos casos globais de Covid-19
Next post Telescópio James Webb, da Nasa, chega ao destino final, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra
Close