
Presidente do Senado quer votar projeto sobre preço de combustíveis
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou hoje (1) que pretende emitir o projeto de Lei (PL) 472/21, que pretende criar uma estabilidade e previsibilidade no preço dos produtos para, assim, frear o atual de remarcação aumentadas nos postos de gasolina.
Em nota da sua assessoria, ele disse que submetê-lo à decisão ao Colégio de Líderes, em fevereiro, para decidir sobre a apreciação ou não do projeto. Pacheco já tem um nome certo para a relatoria do projeto, o senador Jean Paul Prates (PT-RN).
O projeto prevê uma formação dos preços internos dos preços das substâncias do mercado internacional, como os custos de produção e os custos de compensação. A ideia do projeto, da autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), é “proteger os interesses do consumidor, reduzir a vulnerabilidade externa e as mudanças constantes dos preços internos”.
Carvalho é um crítico da fórmula atual de cálculo dos preços dos produtos químicos, com base na Paridade de Preços Internacionais (PPI). “Perceber a adoção de PPI tem consequências, em dos mais fáceis para toda a economia. Neste sentido, se a necessidade de debater a política de preços da Petrobras o modo de incentivo como reforço e como alternativas a ela disse.
O Congresso Nacional retorna do recesso no dia 2 de fevereiro e esse é um tema que deve tomar conta da agenda dos parlamentares.
Existe ainda outro projeto sobre o tema tramitando na Casa, o PL 3.450/2021. A vinculação dos preços dos preços dos preços dos preços do dólar e do bar de petróleo no mercado internacional. Pelo texto, a Petrobras não pode vincular os preços dos compostos de petróleo como o óleo diesel e o gás natural.
O autor desses segundos, Jader Barbalho (PA), lembrou a política de preços da Petrobras vinculada ao projeto 2016MDB a cotação do dólar ao preço do consumidor pelo consumidor. “Ou seja, quando o dólar está alto, o preço do barril de petróleo também sobe, impactando diretamente no preço do combustível brasileiro”.
Fonte: Correio do Estado – Agência Brasil – Foto: Divulgação
More Stories
CCJ do Senado aprova voto impresso e 20% das vagas no legislativo para mulheres
Após muitas reuniões e negociações, em mais de 400 emendas e seis relatórios, a comissão acatou o texto-base por 20...
Prefeita Adriane anuncia R$ 250 milhões em obras para os 126 anos de Campo Grande
Campo Grande celebrará seus 126 anos com um extenso calendário de ações previstas para o mês de agosto. Ao todo,...
Lula toma decisão após denúncia feita pelo youtuber Felca
O presidente Lula da Silva decidiu tomar uma decisão após vídeo publicado pelo criador de conteúdo e youtuber Felca. Segundo informações do...
Partido Republicanos empossa nova diretoria em Figueirão
Na manhã de sábado (09/8), o Partido Republicanos de Figueirão se reuniu no Plenário da Câmara Municipal, com a presença...
Nosso futuro já está definido e caminhamos, céleres, para ele. O abismo está logo ali, à frente!
O cerco está se fechando. O ministro Alexandre de Moraes, principalmente, mas também a maioria dos demais companheiros do STF...
Senado reage com críticas e apelos diplomáticos à tarifa de Trump contra o Brasil
A decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados...
Average Rating