O que acontecerá com quem deixar de pagar o IPVA 2022 do carro?
Diversos estados já publicaram o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que é cobrado anualmente dos proprietários de carro, moto, ônibus, caminhão, entre outros veículos.
A novidade deste ano é que vários estados aumentaram o desconto para o pagamento à vista para quitar o tributo, como foi o caso de São Paulo, que aumentou o desconto de 3% para 9%.
O proprietário que não pagar o imposto pode perder o carro, além de pagar multa e ficar sem ter o direito de licenciar o veículo (o que pode levar à apreensão do carro).
O nome do devedor pode, ainda, ser inscrito na dívida ativa do estado e a pessoa ficar com o nome sujo no SPC/Serasa.
Existe multa de trânsito para quem não paga o IPVA?
Não há multa de trânsito por não pagamento do imposto, mas sem a quitação desse débito o proprietário do veículo não pode fazer o licenciamento do carro.
Nesse caso, a falta desse licenciamento é que pode levar não só à multa de trânsito, mas também à apreensão do veículo, o que vai resultar em mais gastos, já que o proprietário terá de pagar os dias em que o veículo ficar parado no pátio do Detran, a própria remoção dele e todos os débitos pendentes.
Qual é a multa por atraso no pagamento do imposto?
Multa diária de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à taxa Selic (que está em 9,25% ao ano), de no mínimo 1% ao mês, incidente sobre o valor do imposto acrescido da multa.
Em São Paulo, caso haja inscrição em dívida ativa, a multa será de 40% do valor do imposto.
Se ainda assim o proprietário não pagar o imposto, o débito será incluído na dívida ativa do estado, conforme a lei nº 12.799/08.
A inscrição na dívida ativa impede o contribuinte de prestar concursos públicos, receber créditos da Nota Fiscal Paulista e participar de licitações para o governo. Permite, ainda, que a procuradoria proteste o débito em cartório, o que vai sujar o nome do devedor. Além disso, o débito será cobrado na Justiça, o que poderá levar à perda do próprio veículo.
Fonte: R7 – Por Sophia Camargo, do R7
More Stories
Com políticos, celebridades e celulares proibidos, Lula se casa em espaço de luxo
SÃO PAULO/SP - Com uma cerimônia luxuosa para 150 convidados, entre eles políticos famosos e celebridades, o ex-presidente Luiz Inácio...
Em disputa acirrada, sucuri do Aquário do Pantanal é batizada como Gaby
CAMPO GRANDE/MS - A cantora Fafá de Belém bem que tentou puxar torcida para ter a homenagem no nome da...
Ucraniana escala o Everest e leva bandeira do país ao topo do monte
Quando alcançou o cume do Everest com uma bandeira ucraniana na semana passada, Antonina Samoilova, de 33 anos, tinha lágrimas...
Eclipse lunar total formará Lua de Sangue na noite de 15 de maio
BRASÍLIA/DF - O céu ganhará contornos especiais na noite de 15 de maio e na madrugada do dia 16. Na ocasião,...
‘Lua do Lobo’ será vista em MS e dá início à temporada de Superluas de 2022
Cheia de mistérios, a primeira Lua cheia do ano é conhecida como "Lua do Lobo" e acontecerá na noite de segunda-feira (17)...
Idosa é dada como morta e acorda durante preparação de velório; ‘está perplexa’, diz família
Uma idosa de 78 anos, que mora no Rio Grande do Sul, acordou após ter sido dada como morta em uma unidade de saúde...
Average Rating