Hackers que derrubaram Conecte SUS assumem ataque aos Correios

Read Time:1 Minute, 53 Second

O grupo hacker Lapsus$, o mesmo que atacou o site do Ministério da Saúde e derrubou o Conecte SUS, informou nesta segunda-feira (23) que é o responsável por derrubar o site dos Correios.

Hackers invadem site dos Correios – Reprodução

A plataforma e o aplicativo do órgão apresentam instabilidade

“Anunciamos um ataque cibernético contra o CORREIOS.com.br. Os serviços estão atualmente offline! Mais informações em breve”, diz a mensagem publicada pelo grupo no Telegram.

O grupo Lapsus$ também reivindica a autoria dos ataques cibernéticos ao Ministério da Saúde, Polícia Federal, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério da Economia.

A reportagem entrou em contato o Ministério das Comunicações e Polícia Federal, e aguarda resposta sobre o caso. A assessoria de imprensa dos Correios disse que investiga a origem da instabilidade no site, mas não confirmou o ataque hacker. O órgão disse que as equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer o sistema. De acordo com a assessoria, não houve sequestro de dados ou perda de informação. 

“Os Correios informam que, na manhã desta quinta-feira, 23/12, parte dos sistemas corporativos e Portal dos Correios apresentaram instabilidade/indisponibilidade. Já voltamos a operar com quase toda a capacidade. As equipes técnicas estão atuando para normalização integral, no menor tempo possível. Não há qualquer indício de perda de informação ou sequestro de dados. Os Correios reafirmam a segurança e a integridade dos dados e de seus sistemas de informação, essenciais para a prestação de serviços aos nossos clientes”, diz a nota.

Em mensagem deixada pelos hackers, havia um pedido de resgate pelas informações armazenadas – um tipo de ataque denominado ransomware, em que o invasor insere em um sistema um código malicioso que torna os dados desse sistema inacessíveis, geralmente por meio de criptografia.

A principal característica desse tipo de ataque é que os crackers – nome que designa pessoas que têm conhecimentos de informática e os utilizam para fins de ataques – exigem dos donos dos dados um resgate para que tenham as informações de volta.

FOTO 3 – A CGU (Controladoria-Geral da União) também teve o sistema invadido no ataque cibernético; no entanto, não houve perda de dados, segundo o órgão – Governo Federal/Divulgação

Fonte: R7 – Por Hellen Leite, do R7, em Brasília

About Post Author

RV

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post “Professora me ajuda, estou sem nada para comer em casa. Por favor, eu imploro pra senhora!”
Next post Acidente mata família inteira que vinha do Rio de Janeiro para MT passar o fim de ano
Close