
Variante Ômicron chegará a Mato Grosso do Sul, diz Geraldo Resende
A circulação da variante Ômicron em estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul dera preocupação na Secretaria Estadual de Saúde (SES), que já dá como certa a chegada da mutação ao Estado.
Mato Grosso do Sul ainda não tem casos confirmados de Covid-19 com a variante Ômicron, que já está em transmissão comunitária no País e é mais transmissível.
Conforme o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez um apelo para que as pessoas se vacinem, para evitar que a variante chegue com força e cause aumento de casos e internações.
“Infelizmente, é quase certo que ela vai chegar [Ômicron], mas se a população estiver devidamente imunizada, o vírus não terá terreno fértil em Mato Grosso do Sul”, disse.
Ainda segundo Resende, o Estado tem vacinas suficientes para imunizar tanto quem ainda não tomou a primeira dose, quanto quem precisa da segunda ou terceira.
A orientação é também para que as pessoas mantenham as medidas de biossegurança, como distanciamento social e uso de máscaras, especialmente na época de fim de ano, onde muitas viajam e podem trazer a mutação para o Estado.
Ômicron
Em 24 de novembro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou uma nova variante do vírus SARS-CoV-2 que causa a Covid-19: a B.1.1.529, posteriormente denominada Ômicron.
Detectada pela primeira vez em Botswana e na África do Sul, a Ômicron foi classificada pela OMS como Variante de Preocupação, pois ainda não existem estudos conclusivos quanto à severidade da infecção ou sobre a facilidade de transmissão desse vírus.
Até o momento, também não há indicativos de que o diagnóstico laboratorial da doença tenha sido comprometido.
O RT-PCR, que tem cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde, continua como o teste padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19, e isso inclui a variante Ômicron.
A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde pública contra a Covid-19.
Também se espera que as atuais vacinas reduzam casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron, de forma similar ao ocorrido com outras variantes do SARS-CoV-2 identificadas até o momento.
Fonte: Correio do Estado – Por Glaucea Vaccari
More Stories
Campo Grande torna facultativo uso de máscara nos ônibus
Campo Grande tornou facultativo o uso de máscara nos ônibus do transporte coletivo e nos ambientes de atendimento a saúde,...
OMS diz que mais de 1 milhão morreram por Covid-19 este ano no mundo
Mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo morreram pelo Coronavírus entre janeiro e agosto deste ano, anunciou...
MS registra 3.516 novos casos de Covid-19 em uma semana
Com números ainda baixos de internações e óbitos por Covid, em Mato Grosso do Sul, o Boletim Epidemiológico semanal divulgado pela Secretaria...
Contra nova onda de Covid-19, prefeito de São Paulo quer ampliar vacinação a mais faixas etárias
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tem dito que sua marca, em pouco mais de um ano de governo,...
Quarta dose da vacina contra Covid será autorizada para pessoas a partir dos 50 anos, anuncia Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira (2) que a pasta vai autorizar a oferta da 4ª dose de vacina...
Covid: Brasil registra 41.714 casos conhecidos em 24 horas; média móvel é a maior desde março
O Brasil registrou nesta quinta-feira (2) 41.714 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, completando 31.099.823 diagnósticos desde o início da...
Average Rating