
Governo decreta situação de emergência na BA e em MG
O governo federal decretou situação de emergência na Bahia e em Minas Gerais devido às fortes chuvas que atingiram os dois estados nos últimos dias. Por meio de nota, divulgada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional neste sábado (11), o governo informou que a Defesa Civil Nacional enviou equipes para apoiar os municípios atingidos.
No total, 17 cidades do sul da Bahia e 31 do estado mineiro foram afetadas pelos temporais.
Além disso, foram designados técnicos “para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução de áreas atingidas”.
Em Minas Gerais, a Defesa Civil confirmou, na manhã desta sexta-feira (10), mais duas mortes. Em Pescador, a 412 km de Belo Horizonte, uma criança de 2 anos morreu soterrada. A outra morte aconteceu em Engenheiros Caldas, no Vale do Rio Doce, a 290 km da capital.
Ainda segundo o balanço, 215 pessoas ficaram desabrigadas e 1.289 desalojadas nos municípios mineiros afetadas pelos temporais. Com isso, na atual temporada de chuvas o número de desabrigados em Minas subiu para 406 e o de desalojados é de 3.872 pessoas.
Leia nota na íntegra
O Governo Federal, por meio do MDR, reconheceu, nesta sexta-feira (10), a situação de emergência em 17 cidades do sul da Bahia e 31 cidades de Minas Gerais atingidas por fortes chuvas.
Bahia: desde o dia 29/11, a Defesa Civil Nacional está no estado para dar apoio a municípios atingidos pelo desastre, além de dar suporte nos pedidos de solicitação de recursos.
Minas Gerais: foi reconhecida a situação de emergência em 31 cidades atingidas por fortes chuvas desde terça-feira (7). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A Defesa Civil Nacional já designou técnicos para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução de áreas atingidas.
Fonte: R7 – Da Redação
More Stories
Cadela Laika ajudou bombeiros de MS a encontrar vítimas no Sul
A terceira equipe de bombeiros militares do Estado, que atuou na busca e salvamento de pessoas no Rio Grande do...
Terremoto no leste do Afeganistão mata mais de mil pessoas e deixa centenas de feridos
Mais de mil pessoas morreram e centenas ficaram feridas em um terremoto — de magnitude 6,1 — que afetou na...
Número de mortos em deslizamentos gerados pela chuva chega a 30 em Recife
A Defesa Civil de Pernambuco confirmou que 30 pessoas morreram em deslizamentos de terra na região de Recife em razão...
Brasil tem pelo menos 206 mortes em decorrência das chuvas desde outubro de 2021
Pelo menos 206 pessoas morreram em decorrência das chuvas no País desde 1º de outubro de 2021 até o início...
Passa de cem o número de mortos em temporal de Petrópolis
Pelo menos 108 pessoas morreram vítimas das chuvas mais intensas dos últimos 90 anos em Petrópolis, antiga cidade imperial, onde...
Número de mortos atingidos pelas chuvas na Bahia sobe para 27, diz Defesa Civil
A Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia) subiu de 26 para 27 o número de mortos em...
Average Rating