Outubro Rosa: Equipes da Saúde se reúnem na Câmara de Figueirão
Dentro das atividades relativas ao mês Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, uma equipe do Hospital do Amor de Barretos-SP – unidade de Campo Grande-MS, está com sua carreta-ambulatório estacionada em frente à UBS de Figueirão, tendo já realizado mais de 250 exames preventivos contra o câncer de mama e do colo do útero. A equipe é chefiada pela Enfermeira Magda Barbosa das Neves.
O Hospital do Amor de Barretos é uma entidade filantrópica que é referência no atendimento de pessoas com câncer, e atende gratuitamente desde o diagnóstico precoce até o tratamento completo, inclusive com cirurgia, quando for o caso.
Dando prosseguimento às ações do Outubro Rosa, na noite desta terça-feira-19, foi realizada uma reunião no Plenário da Câmara de Vereadores, que envolveu funcionários da Saúde de Figueirão, onde a Enfermeira Magda proferiu uma palestra educativa de prevenção, falando sobre a importância do diagnóstico precoce tanto no câncer de mama quanto no de colo do útero.
O que é câncer? Câncer é um nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer).
No Brasil, o câncer de mama é a neoplasia mais incidente nas mulheres, sendo a primeira causa de mortalidade por câncer entre a população feminina.
Fatores do risco para o câncer de mama: idade – maior incidência acima dos 50 anos; casos na família (mulheres cujas mães, irmãs, e/ou tias tenham apresentado câncer de mama); menarca precoce (primeira menstruação); menopausa tardia; gravidez tardia (primeira gestação após os trinta anos de idade); obesidade; sedentarismo; mulheres que nunca amamentaram; terapia de reposição hormonal por mais de 10 anos; tabagismo; ingestão crônica de bebida alcoólica.
Importantíssimo para se prevenir do câncer é realizar o AEM (autoexame das mamas), o ECM (exame clínico das mamas) e também a mamografia. A importância de se prevenir contra o câncer é diagnosticar a doença em sua fase inicial, quando aumentam as chances de cura e o tratamento é menos agressivo, tendo inclusive um custo menor e podendo ser realizado em menor tempo. Portanto, quanto mais precoce o diagnóstico maior a possibilidade de cura do câncer.
Na reunião, a médica fisioterapeuta Lais Guiomar Cardoso prestou emocionante depoimento sobre o que é ser diagnosticada com câncer de mama, o que aconteceu com ela, e só teve cura graças ao procedimento de diagnóstico precoce que ela realizou.
Dando prosseguimento, a Enfermeira Magda abordou também as referências sobre o câncer de colo do útero, que é muito frequente e apresenta altas taxas de mortalidade nos países em desenvolvimento.
É o segundo câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de mama, sendo responsável por cerca de 500 mil casos novos e pela morte de aproximadamente 230 mil mulheres por ano.
Quais mulheres apresentam maior risco de desenvolver o câncer do colo do útero? Listamos a seguir: início precoce de atividade sexual; múltiplos parceiros sexuais; tabagismo; má higiene íntima; falta de realização de exames preventivos; multiparidade (vários partos); uso de anticoncepcional oral; presença de outras infecções transmitidas por via sexual.
Como é feito o diagnóstico do câncer de colo do útero?
Somente o exame preventivo (Papanicolau) poderá detectar as chamadas lesões precursoras, uma vez que a mulher nessa fase não apresenta sintomas. Para o diagnóstico definitivo a mulher deverá ser encaminhada para realização de exame mais detalhado conhecido como colposcopia, podendo ser necessária a realização de biópsia do colo uterino para confirmação dos casos alterados.
Quem deve fazer o exame preventivo de Papanicolau? Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos, devem fazer o exame periodicamente.
Como é feito o tratamento? O tratamento das pacientes portadoras desse câncer baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão.
No encerramento, foi servido um coffe-break e também foram distribuídos brindes aos participantes, oferecidos pela equipe do Hospital do Amor, formada por: enfermeira Magda Barbosa das Neves, auxiliar administrativo Ryan Torres, e duas técnicas de Radiologia, Joyce Evelin e Maida Fernanda e ainda Jaqueline Rodrigues.
Sobre o leilão anual do Hospital do Amor, este ano será realizado na Fazenda Lagoa Bonita, do Sr. Mauro Paciência, no domingo, dia 24, a partir das 13h, onde haverá uma chave PIX para depósito de valores em prol do hospital, sob a coordenação do Sr. Valdo Longo. Maiores informações com a Sra. Maria Longo (98469-9401), Sr. Valdo Longo (98423-0744) e professora Indiamara (98479-8883).
Por Rubem Vasconcellos
Average Rating