Outubro Rosa: Equipes da Saúde se reúnem na Câmara de Figueirão

Read Time:3 Minute, 56 Second

Dentro das atividades relativas ao mês Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, uma equipe do Hospital do Amor de Barretos-SP – unidade de Campo Grande-MS, está com sua carreta-ambulatório estacionada em frente à UBS de Figueirão, tendo já realizado mais de 250 exames preventivos contra o câncer de mama e do colo do útero. A equipe é chefiada pela Enfermeira Magda Barbosa das Neves.

O Hospital do Amor de Barretos é uma entidade filantrópica que é referência no atendimento de pessoas com câncer, e atende gratuitamente desde o diagnóstico precoce até o tratamento completo, inclusive com cirurgia, quando for o caso.

Dando prosseguimento às ações do Outubro Rosa, na noite desta terça-feira-19, foi realizada uma reunião no Plenário da Câmara de Vereadores, que envolveu funcionários da Saúde de Figueirão, onde a Enfermeira Magda proferiu uma palestra educativa de prevenção, falando sobre a importância do diagnóstico precoce tanto no câncer de mama quanto no de colo do útero.

O que é câncer? Câncer é um nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer).

No Brasil, o câncer de mama é a neoplasia mais incidente nas mulheres, sendo a primeira causa de mortalidade por câncer entre a população feminina.

Fatores do risco para o câncer de mama: idade – maior incidência acima dos 50 anos; casos na família (mulheres cujas mães, irmãs, e/ou tias tenham apresentado câncer de mama); menarca precoce (primeira menstruação); menopausa tardia; gravidez tardia (primeira gestação após os trinta anos de idade); obesidade; sedentarismo; mulheres que nunca amamentaram; terapia de reposição hormonal por mais de 10 anos; tabagismo; ingestão crônica de bebida alcoólica.

Importantíssimo para se prevenir do câncer é realizar o AEM (autoexame das mamas), o ECM (exame clínico das mamas) e também a mamografia. A importância de se prevenir contra o câncer é diagnosticar a doença em sua fase inicial, quando aumentam as chances de cura e o tratamento é menos agressivo, tendo inclusive um custo menor e podendo ser realizado em menor tempo. Portanto, quanto mais precoce o diagnóstico maior a possibilidade de cura do câncer.

Na reunião, a médica fisioterapeuta Lais Guiomar Cardoso prestou emocionante depoimento sobre o que é ser diagnosticada com câncer de mama, o que aconteceu com ela, e só teve cura graças ao procedimento de diagnóstico precoce que ela realizou.

Dando prosseguimento, a Enfermeira Magda abordou também as referências sobre o câncer de colo do útero, que é muito frequente e apresenta altas taxas de mortalidade nos países em desenvolvimento.

É o segundo câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de mama, sendo responsável por cerca de 500 mil casos novos e pela morte de aproximadamente 230 mil mulheres por ano.

Quais mulheres apresentam maior risco de desenvolver o câncer do colo do útero? Listamos a seguir: início precoce de atividade sexual; múltiplos parceiros sexuais; tabagismo; má higiene íntima; falta de realização de exames preventivos; multiparidade (vários partos); uso de anticoncepcional oral; presença de outras infecções transmitidas por via sexual.

Como é feito o diagnóstico do câncer de colo do útero?

Somente o exame preventivo (Papanicolau) poderá detectar as chamadas lesões precursoras, uma vez que a mulher nessa fase não apresenta sintomas. Para o diagnóstico definitivo a mulher deverá ser encaminhada para realização de exame mais detalhado conhecido como colposcopia, podendo ser necessária a realização de biópsia do colo uterino para confirmação dos casos alterados.

Quem deve fazer o exame preventivo de Papanicolau? Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos, devem fazer o exame periodicamente.

Como é feito o tratamento? O tratamento das pacientes portadoras desse câncer baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão.

No encerramento, foi servido um coffe-break e também foram distribuídos brindes aos participantes, oferecidos pela equipe do Hospital do Amor, formada por: enfermeira Magda Barbosa das Neves,  auxiliar administrativo Ryan Torres, e duas técnicas de Radiologia, Joyce Evelin e Maida Fernanda e ainda Jaqueline Rodrigues.

Sobre o leilão anual do Hospital do Amor, este ano será realizado na Fazenda Lagoa Bonita, do Sr. Mauro Paciência, no domingo, dia 24, a partir das 13h, onde haverá uma chave PIX para depósito de valores em prol do hospital, sob a coordenação do Sr. Valdo Longo. Maiores informações com a Sra. Maria Longo (98469-9401), Sr. Valdo Longo (98423-0744) e professora Indiamara (98479-8883).

Por Rubem Vasconcellos

Fotos: Rubem Vasconcellos

About Post Author

RV

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Leilão do Hospital do Amor acontecerá domingo-24, na Fazenda Lagoa Bonita, a partir das 13h
Next post Agricultura determina suspensão da produção de carne bovina para a China
Close